Você sabia que 80% de todos os casos de DCV (doenças cardíacas, ataque cardíaco, insuficiência cardíaca e derrame) – podem ser evitados?
A saúde do coração não depende de soluções de curto prazo, mas sim de mudanças no estilo de vida de longo prazo. Por isso, seguindo esses 4 passos simples você pode diminuir seu risco:
1. EXERCITE-SE!
No mínimo 30 minutos de atividade moderada 5x por semana.
Mas lembre-se de que isso é o mínimo e as evidências sugerem que fazer mais é melhor.
Comece distribuindo esse tempo em atividades que você goste de fazer: caminhada, natação, corrida, ciclismo, remo… e adicione pequenos períodos de atividade ao longo do dia.
2. COMA MELHOR!
Uma dieta que protege o coração deve ser rica em alimentos vegetais e com baixa ingestão de carne vermelha, especialmente processada.
As dietas mais estudadas para a saúde cardíaca são a mediterrânea, a DASH e a dieta MIND. Todas enfatizam os alimentos associados aos benefícios para a saúde do coração, como grãos inteiros, frutas, vegetais, legumes, nozes e óleos saudáveis como o azeite de oliva (link para posts sobre dietas no stories).
3. DURMA BEM!
O ideal são no mínimo 7 horas ininterruptas por noite, já que dormir menos menos do que isso está associado a fatores de risco de doenças cardíacas, como maior estresse, aumento da inflamação, pressão alta e ganho de peso.
4. FAÇA CHECK-UP!
Anualmente, consulte seu médico para verificar seus níveis de colesterol e pressão arterial para determinar se você precisa de tratamentos adicionais, pois esses dois fatores estão diretamente relacionados a doenças cardiovasculares