Café pode causar arritmias?

Você já ouviu falar que tomar café causa arritmia?

Isso surgiu na década de 80, quando muitos estudos observacionais pequenos mostraram esse aumento. Os pesquisadores da época se basearam no fato de que o café eleva o nível de algumas substâncias cuja metabolização poderia causar contração cardíaca.

Porém, estudos mais recentes vêm mostrando que esse risco não parece ser aumentado e que o café pode até ter benefícios como redução em câncer, diabetes, doença cardiovascular e mortalidade geral.

Um grande estudo, realizado por 4,5 anos e publicado recentemente no JAMA, avaliou a associação da ingestão de café com o risco de taquiarritmias em uma grande coorte populacional.

O resultado foi que para cada xícara ingerida de café, houve redução de 3% a 7% no risco de arritmia (a variação depende de condições genéticas, mas é sempre benéfica). Além disso, a cafeína tem um efeito positivo em tipos isolados de arritmia, pois interfere positivamente em causas de fibrilação atrial, e tem ainda efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios que podem contribuir para a menor ocorrência das arritmias.

Ou seja: o café traz mais benefícios do que malefícios ao seu coração. E a cafeína não apenas não causa arritmia, como diminui as ocorrências.

Ficou aliviado ao saber que pode tomar o seu café em paz? Então fica o convite: vem tomar café com a gente! Aqui na clínica temos sempre um cafezinho disponível na recepção!

Veja Mais

Abrir bate-papo
1
Precisa de ajuda?
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?