Antes de realizar um procedimento cirúrgico, o cirurgião geralmente solicita uma avaliação do cardiologista.
Em geral, a consulta de risco cirúrgico consiste em uma avaliação clínica e alguns exames complementares, como exames de sangue e eletrocardiograma (ECG).
Tudo isso serve para a equipe cirúrgica ter uma visão mais completa do estado do paciente, conseguindo prever complicações durante a cirurgia.
Para avaliar o risco de complicações da cirurgia, o cardiologista vai levar em conta o histórico do paciente e a natureza da cirurgia. Algumas cirurgias maiores podem levar à maior perda de sangue e a anestesia também pode causar um estresse para o sistema cardiovascular, que precisa estar preparado pra isso.
Porém, grande parte das cirurgias são procedimentos de menor risco, como a de catarata ou de reparação de tendões e articulações, por exemplo, e nem exigem internação hospitalar pós cirúrgica. Nesses casos, há pouca pressão sobre o coração e por isso a maioria das pessoas não precisa de uma bateria de exames.
A consulta de pré-operatório é um ótimo momento pra verificar como anda sua saúde cardíaca, e muitas vezes é o momento onde algumas doenças silenciosas são diagnosticadas.
Lembre-se de levar para a sua consulta a lista de todos os medicamentos que você toma, incluindo vitaminas e outros suplementos e resultados de testes anteriores.
Confie no seu médico e faça os exames que ele recomendar.